Junta de Freguesia de Candelária Junta de Freguesia de Candelária

Notícias

Eventos Cultura Informação Divulgação
MiratecArts-Pintura de Martim Cymbron patente no Museu do Vinho do Pico

MiratecArts-Pintura de Martim Cymbron patente no Museu do Vinho do Pico

06-JUN-2024

Pintura de Martim Cymbron patente no Museu do Vinho do PicoNo âmbito da décima segunda edição do festival internacional de artes, Azores Fringe, o pintor micaelense, Martim Cymbron, estreou o seu novo trabalho de pintura, "UVAS", patente no Museu do Vinho do Pico, na Madalena, até 28 de julho. "Estou feliz de conseguir avançar com mais um projeto de pintura com a MiratecArts," anotou o artista na abertura do evento. "Aqui apresento várias castas de uvas no meu estilo de pintura, com base acrílica e as uvas a óleo, e que aqui fica, no Museu do Vinho, para o público apreciar durante os próximos meses." Martim Cymbron estudou pintura na Holanda. Regressa aos Açores, abre um atelier de pintura onde trabalha e leciona atualmente. No seu currículo profissional conta com mais de 50 exposições individuais e coletivas entre Holanda, Lisboa, Nova Iorque, Mónaco e as 9 ilhas dos Açores. O estilo de pintura que o caracteriza é sem dúvida o surrealismo, contudo, o artista também pinta hiper-realismo e figurativo com a mesma emoção e talento. A sua obra está representada em vários locais onde se destaca: Presidência da República, Parlamento Europeu, Principado de Mónaco, Universidade dos Açores, Consulado Americano dos Açores, Tribunal de Contas entre outros. No seu currículo constam 5 prémios internacionais. Com MiratecArts, Martim Cymbron já participou em vários festivais, exposições, liderou workshops e o encontro Arte Viva; criou o Projeto Saudade, que desde 2017 percorre as várias ilhas dos Açores, encerrando este verão com a exposição na Galeria Municipal de Ponta Delgada. A exposição "UVAS" pode ser visitada no horário de funcionamento do Museu do Vinho do Pico – de terça a domingo, das 10h00 às 17h30.  Este projeto tem o apoio do Museu do Pico e da Direção Regional da Cultura. Para mais informações e programação do festival, que se estende até ao final de junho, visite azoresfringe.com e siga as redes sociais da MiratecArts e do Azores Fringe Festival. 

Ler mais...
Executivo Informação
Junta de Freguesia de Candelária- Melhoramento dos sanitários públicos no Parque de lazer dos Fogos

Junta de Freguesia de Candelária- Melhoramento dos sanitários públicos no Parque de lazer dos Fogos

06-JUN-2024

Melhoramento dos sanitários públicos no Parque de lazer dos Fogos.A Junta de Freguesia da Candelária realizou melhoramentos nos sanitários públicos do parque de lazer dos Fogos, nomeadamente, com a pintura das janelas, gelosias e portas e ainda a substituição das respetivas dobradiças e fechos, naquela que é a infra estrutura que dá apoio a todos quantos visitam este parque de veraneio numa das zonas mais litorais que a nossa freguesia dispõe.

Ler mais...
Eventos Cultura Divulgação
Sessão solene - 75.º Aniversário do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Candelária.

Sessão solene - 75.º Aniversário do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Candelária.

02-JUN-2024

Sessão solene - 75.º Aniversário do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Candelária.O mais antigo Grupo Folclórico dos Açores, que leva consigo o nome da nossa Freguesia, celebrou no passado dia 22 de Maio as suas Bodas de Diamante. Durante o dia de ontem, decorreu a abertura das celebrações públicas deste ano de aniversário. As celebrações iniciaram-se com a Missa Solene na igreja paroquial de Nossa Senhora das Candeias, seguindo-se um desfile do grupo até à Casa do Povo da Candelária onde decorreu a sessão solene, o almoço convívio e as atuações do Grupo de Formação de Instrumentos de Cordas da Junta de Freguesia da Candelária, e como não poderia deixar de ser: o encerramento de sarau cultural com a actuação do grupo anfitrião. A Junta de Freguesia da Candelária marcou presença nesta celebração, enaltecendo o serviço e longevidade do grupo, e deixa aqui mais uma vez, os votos de felicidades e prosperidade. Bem hajam.

Ler mais...
Eventos Cultura Divulgação
Junta de Freguesia da Candelária - Dia da Mundial da Criança 2024

Junta de Freguesia da Candelária - Dia da Mundial da Criança 2024

01-JUN-2024

Dia da Mundial da Criança 2024 A Junta de Freguesia de Candelária assinalou a data do Dia Mundial da Criança deste ano com muita alegria, música e diversão! Concerteza foi uma tarde muito feliz para estas dezenas de crianças que futuramente serão os adultos da nossa sociedade!A Junta de Freguesia da Candelária deixa um agradecimento especial a todos quantos colaboraram para que o evento fosse possível. Por fim, um agradecimento a todos os que aderiram à iniciativa, desde miúdos a graúdos, um bem hajam.

Ler mais...
Eventos Cultura Divulgação Convite
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

29-MAI-2024

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Vamos comemorar o dia da criança de forma especial! Este dia dedicado aos mais pequenos deve ser vivido com muita alegria e diversão. A pensar nisso, a Junta de Freguesia da Candelária preparou uma tarde cheia de atividades incríveis, que tornarão este dia inesquecível.No dia 1 de junho, a partir das 15:00H, estaremos no Salão de Santo António do Monte à vossa espera: Insufláveis, aula de atividades rítmicas e expressivas, trampolins, desenhos, jogos tradicionais e um delicioso lanche! Convidamos todas as famílias a estarem presentes para tornarmos este dia ainda mais especial!

Ler mais...
Eventos Cultura Informação
Freguesia de Candeláia - Monte sem Fronteiras

Freguesia de Candeláia - Monte sem Fronteiras

29-MAI-2024

A Associação Social, Cultural e Recreativa Monte Sem Fronteiras, celebra 15 anos de existência.A 27 de Maio de 2009, um grupo de jovens na comunidade do Monte, na nossa Freguesia, instituiu esta que é uma associação de cariz Social, Cultural e Recreativo, que visava o apoio nestes sectores especifico à comunidade em que se inserem. Pela pequenez da comunidade e com a falta de apoios em diversas áreas, a Associação nasce para dar voz a uma comunidade dinâmica e altruísta. Embora após a sua fundação, os projetos sonhados tenham apresentado obstáculos ao seu desenvolvimento, a Associação tem remado ocultamente zelando pelos interesses da comunidade, e fruto disso é a mais recente obra levada a cabo pela mesma, do projeto de reabilitação do Moinho do Monte e no projeto de homenagem aos 120 anos da Irmandade de Santo António do Monte. Como Associação da nossa Freguesia, a Junta de Freguesia de Candelária parabeniza os membros que a mantêm viva, na pessoa da sua direção, com os votos de longa vida e projetos em prol da comunidade.

Ler mais...
Eventos Cultura Divulgação
MiratecArts - CRÓNICA de Diana Zimbron - é Fringe!

MiratecArts - CRÓNICA de Diana Zimbron - é Fringe!

27-MAI-2024

Em que ponto estamos em relação à igualdade de oportunidades entre géneros?Por Diana Zimbron No dia 19 de maio, uma das atividades do programa Azores Fringe, na ilha do Pico, foi uma conversa sobre o tema “Onde param as mulheres”. Num cenário idílico, por entre faias e limoeiros, na MiratecArts Galeria Costa, o grupo que integrava o Encontro Pedras Negras e alguns membros da comunidade refletiram sobre a produtividade e representação do sexo feminino, em especial na área da escrita.Se é verdade que há mais mulheres do que homens em Portugal, é igualmente verdade que as publicações e participações em eventos como os encontros literários continuam a ser efetuadas maioritariamente pelo sexo masculino.Os estudos sobre o assunto são escassos e não muito atuais, porém corroboram este facto quer na produtividade científica, quer na opinião em órgãos de comunicação social. Analisada uma amostra da Bibliografia Geral da Açorianidade, também aí as entradas atribuídas a homens eram três vezes mais do que as de mulheres.Então porquê esta discrepância?Segundo o INE, mais mulheres do que homens estão desempregadas, estando em minoria em quase todos os sectores de atividade profissional. As profissões que mais empregam mulheres são as relacionadas com trabalhos de limpeza em casas, hotéis e escritórios, seguidas de vendas em lojas. Do mesmo modo, apenas um terço dos líderes e dirigentes são mulheres.Mesmo na área académica, se por um lado, a preferência por parte das mulheres pelas atividades docentes em detrimento da investigação e publicação pode ser um argumento a ter em conta, por outro, o principal fator apontado como inibidor da produtividade científica é a falta de apoio familiar/constrangimentos familiares.Ora aqui os participantes na reflexão concordaram que continuam a existir muitas atividades vistas como responsabilidade feminina. Assim como continuam a existir, na sociedade, comportamentos e comentários repressivos quando a mulher prioriza algo diferente.Apesar do caminho já percorrido em matéria de igualdade, têm as mulheres a mesma facilidade em abandonar as suas tarefas de cuidadoras para engrenar em projetos, muitas vezes não remunerados, na área da escrita? Para participar em encontros literários? Sentem-se livres de o fazer? Como se faz o caminho daqui para a frente e qual é o nosso papel na melhoria destas condições? Não para que haja tantas mulheres como homens a escrever ou a participar, mas para que fazê-lo seja acessível a todos, independentemente do género.Algumas questões ficaram no ar, procurando deixar um olhar mais desperto. Na certeza de que há uma necessidade constante de pensar a nossa postura e a nossa influência no meio; desencorajar comportamentos inibidores da liberdade de cada um, seja homem ou mulher; fazer representar e reconhecer o mérito de todos os que o tenham, sejam homens ou mulheres; liderar os mais novos pelo exemplo, para o respeito, para a curiosidade e para a empatia. 

Ler mais...
Eventos Cultura Divulgação
Divino Espírito Santo | Domingo da Trindade

Divino Espírito Santo | Domingo da Trindade

27-MAI-2024

Divino Espírito Santo | Domingo da Trindade Na última semana, os Açores uniram-se pela devoção tão característica deste povo ao Divino Espírito Santo, exteriorizado na nossa freguesia nos símbolos das Coroas, Estandartes, Rosquilhas e sobretudo na partilha. Durante a última semana, do Pentecostes à Trindade, foram centenas os que na nossa freguesia se juntaram para cantar o Terço e conviver fraternalmente e milhares os que se sentaram à mesa para partilhar os grandes almoços do Divino Espírito Santo. Foram também milhares de rosquilhas distribuídas por todos os que nos visitaram, desde o Campo Raso ao Monte, de um extremo ao outro da freguesia. A nossa freguesia “levantou” os seguintes Impérios do Divino Espírito Santo, Império do Espírito Santo da Candelária (Domingo); Império da Segunda-Feira Feira do Espírito Santo do Monte, e Império da Santíssima Trindade do Campo Raso durante o dia de ontem. É para a nossa freguesia um enorme orgulho a vivência saudável desta tradição tão peculiar deste povo Açoriano!Uma palavra de reconhecimento aos Mordomos / Imperadores que neste ano de 2024, “levantaram” os impérios da nossa freguesia e a todos quantos colaboraram para que tal fosse possível.Bem-hajam!

Ler mais...
Eventos Cultura Divulgação
MiratecArts - MiratecArts atribui Prémio Atlante ao escritor Valter Hugo Mãe

MiratecArts - MiratecArts atribui Prémio Atlante ao escritor Valter Hugo Mãe

23-MAI-2024

MiratecArts atribui Prémio Atlante ao escritor Valter Hugo Mãe Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade e o mais lido em Portugal. A sua obra está traduzida em várias línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em muitos países. A associação MiratecArts, com sede na ilha do Pico, nos Açores, atribuiu o Prémio Atlante a Valter Hugo Mãe, na abertura da XII edição do Azores Fringe Festival, no Auditório da Madalena do Pico.Além de escritor, é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor, ou como o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, o apresentou, "um camaleão no mundo das artes". O evento consistiu de uma conversa entre Terry Costa e Valter Hugo Mãe, num dos maiores palcos da região, Auditório da Madalena, e ainda uma oportunidade para o público fazer perguntas e momentos de autógrafos. Esta foi a primeira vez que Valter Hugo Mãe pisou a ilha com a montanha mais alta de Portugal. "Estar nas ilhas de bruma é sempre inacreditável. Mais ainda quando o Pico pode ser mesmo a mais bela de todas," publicou Valter Hugo Mãe nas redes sociais. "Melhor modo de cuidar da tristeza, trazer refeição à alma, esperar, fazer esperança."Seu último romance, Deus na escuridão (Porto Editora, 2024), é o livro #1 na tabela de vendas do ano. Em 1999 recebeu o Prémio Almeida Garrett e em 2010 Pena de Camilo Castelo Branco. Seus livros premiados incluem: Prémio Literário José Saramago - o remorso de baltazar serapião; Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano - a máquina de fazer espanhóis; Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano - a máquina de fazer espanhóis; Grande Prémio APE - Contra mim.MiratecArts Prémio Atlante é atribuído pelo corpo de trabalho do artista escritor que segue as suas paixões, sem medo de ser diferente. "Vinte anos de romances e mais de trinta na escrita, Valter Hugo Mãe é um dos mais respeitados e mais lidos em Portugal," notou Terry Costa durante a apresentação. "Não temos uma estatueta de ouro, mas sim o nosso símbolo de excelência, em formato peluche. É um prazer atribuir o Prémio Atlante, que significa persistência e ousadia no mundo das artes, a Valter Hugo Mãe".Valter Hugo Mãe junta-se, assim, à lista de ilustres distinguidos do Prémio Atlante, onde se incluem o dramaturgo e encenador Christopher Hampton, os músicos Zeca Medeiros e Luís Alberto Bettencourt, o realizador João Pedro Rodrigues, as gémeas artesãs Alzira & Conceição Neves, a ilustradora cineasta Regina Pessoa, a pintora Fátima Madruga, e o ilustrador, autor e fundador da Pato Lógico, André Letria."Meu sonho era de um dia conseguir juntar estas poderosas mentes criativas todas na mesma sala," admite Terry Costa. O Azores Fringe Festival continua programação multidisciplinar, até final do mês de junho, por todas as ilhas dos Açores, com o mote: "uma explosão artística dos Açores para o mundo".---Fotos: Duarte Jorge Sousa

Ler mais...

© 2024 Junta de Freguesia de Candelária. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia