MiratecArts - Temporada "SURREABSURDO" da MiratecArts encerra no Auditório da Madalena Caixa de entrada MiratecArts

04-NOV-2024

Cultura Divulgação
MiratecArts - Temporada "SURREABSURDO" da MiratecArts encerra no Auditório da Madalena Caixa de entrada  MiratecArts

Temporada "SURREABSURDO" da MiratecArts encerra no Auditório da Madalena


A temporada dedicada a performance, arte e conversa, inspirada pelos movimentos artísticos de absurdismo e o surrealismo, que este ano celebra-se o centenário desde o Manifesto Surrealista de 1924, providenciou 15 eventos às audiências da ilha do Pico, desde o mês de setembro. 

Este fim-de-semana, 8 e 9 de novembro, são 6 os momentos que MiratecArts apresenta na Biblioteca Auditório da Madalena a encerrar a temporada. Sexta-feira, a partir das 19h30, é a abertura da exposição de pintura "Sonhos" de Pieter Adriaans, na entrada do centro cultural da vila mais jovem da ilha do Pico. Uma conferência, liderada por Sara Massa, transporta-nos até ao mundo absurdo de Samuel Beckett, uma grande influência para as performances que sobem ao palco do Auditório da Madalena durante o fim de semana.

Da ilha Terceira, duas companhias de teatro apresentam os seus trabalhos inspirados na temática. O Grupo de Teatro A Sala apresenta a peça de Manuel Halpern, "Palco", com Bárbara Loução e Margarida Ferreira. A companhia Cães do Mar volta ao Pico com "inBOX 0.2" de Diana Rosa e Ana Brum. As duas atuações acontecem na sexta a partir das 21h, enquanto que no sábado, Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, leva ao palco duas novas experimentações. A primeira, "Fragmentos", com a atriz jorgense Andreia Melo, explora o mundo das escritas do maior pensador do século XX, Beckett, enquanto que a segunda performance, "Disjecta", com a bailarina faialense, Maria João Albuquerque, e ainda figuração dos picoenses Cleiton Silva e Samuel Monteiro, extraem imagens surrealistas apresentadas no estilo do teatro do absurdo. "Tem sido uma temporada para aventureiros," admite Terry Costa, "enquanto aprendemos de formas não tão exploradas por estas partes. Levar avante um projeto destes tem sido um grande desafio, mas muito gratificante." 

SURREABSURDO, a temporada de performance, arte e conversa encerra assim no próximo sábado, 9 de novembro, com o programa original, criado na ilha do Pico, às 21h no Auditório da Madalena. "Foram 15 eventos, com colaboradores MiratecArts de 5 ilhas dos Açores, uma experiência que brotou de frutos que podem seguir para outros palcos do arquipélago," diz Terry Costa. SURREABSURDO foi possível com o apoio local de vários comerciantes, do Cella Bar e da Câmara Municipal da Madalena, e o apoio da Direção Regional da Cultura. www.miratecarts.com 

---
Foto por Helder Gonçalves


  • Partilhar